Monday, January 08, 2007

Por que alguns textos publicitários são tão ruins?

A resposta mais simples, rápida, fácil e direta é: porque há muito redator por aí que não conhece a estrutura desse tipo de texto. Que não sabe tecer uma redação vendedora, correta, informativa e persuasiva.

Não por incompetência, má fé, má formação, incapacidade. Mas por pura falta de especialização. É isso mesmo. O mundo está povoado de redatores, sobretudo de jovens profissionais de criação, que por falta de conhecimentos específicos, chegam ao mercado sem jamais ter ouvido qualquer coisa sobre Aristóteles e sua Arte Retórica. Bibliografia básica de quem pretende ser um bom redator de propaganda.

E mais! Grandes textos de redatores como Washington Olivetto, Ruy Lindemberg, Ricardo Freire e tantos outros estão cada vez mais longe dos novos criativos. E o trabalho desses profissionais é fundamental para quem chega ao mercado. Tão importante quanto estudar os manuais de redação é folhear religiosamente os anuários do Clube de Criação. Lá estão os melhores textos publicitários de ontem e hoje. Muitos deles, de tão bons, objetivos, espontâneos e bem estruturados, provocam em quem os lê a sensação de terem sido escritos em momentos de total descontração.

Na verdade, resultaram de muita concentração e cenho franzido. São a soma de informações armazenadas, codificadas, decodificadas, decodificadas e processadas novamente. Resumindo, bons e experientes redatores exercitam técnicas em seus textos, ainda que a maioria deles nem perceba.

No entanto, para quem começa agora a fazer redação publicitária, é fundamental conhecer e utilizar todas as ferramentas possíveis.

Este blog oferece uma singela ajuda nesse sentido. Tem o modesto objetivo de ajudar os novos redatores a produzir textos de propaganda contundentes, informativos, vendedores, persuasivos.

Para isso, traz informações, técnicas, peças e explicações didáticas da tessitura publicitária. Um referencial que, longe de pretender esgotar o assunto ou criticar o trabalho de quem quer que seja, vem contribuir para a qualidade da produção dos nossos redatores e, conseqüentemente, para a excelência das nossas peças criativas.

Olho no briefing e ótimo trabalho!

1 Comments:

Blogger Douglas Valério said...

André, parabéns pelo texto. Ainda sou aspira em publicidade, cada texto de seu blog me ajuda muito em minha evolução diária como redator. Novamente parabéns!

8:50 PM  

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