Monday, January 08, 2007


Ficha técnica

Cliente: Objetivo
Agência: NucleoTCM
Redator: André Gomes
Diretor de arte: David Sousa

Clique na imagem para ler o texto.

À razão ou à emoção, é preciso comunicar.

Os anúncios acima têm a mesma finalidade. Ambos se dirigem a uma platéia específica, o leitor, para lhe falar sobre as qualidades de determinados produtos. No entanto, o primeiro fala à razão de quem lê. Apresenta dados, argumenta com informação. Já o segundo fala à emoção do leitor, é mais leve, sutil. Conta uma pequena história sobre a infância de uma pessoa e tenta uma proximidade com o seu público.

Os dois anúncios têm textos construídos a partir de duas linhas de força específicas: a primeira, apolínea, da razão. E a segunda, dionisíaca, da emoção.

A primeira convence. A segunda persuade. As duas linhas de força, que fundamentam os textos de propaganda – os corretos e bem escritos – informam, vendem. E tornam a redação publicitária uma matéria tão bonita e artística quanto a direção de arte.

Um texto criativo, inteligente, simples, direto, engraçado, fácil de ler ou, apenas, muito bem estruturado, segura os olhos do leitor no anúncio e, claro, passa o recado. O trabalho do redator é compensado e o investimento do cliente, justificado.

A você que me lê agora, obrigado. Meu objetivo está quase cumprido. Com razão ou emoção, vamos batucar juntos essas teclas e fazer bons textos de propaganda.

4 Comments:

Blogger Camila Coutinho said...

Olá, André!
Sou publicitária, especialista em mtk e atuo como consultoria, elaborando e gerindo planejamentos estratégicos.
Até o final desse semestre leciono na disciplina de Atendimento Públicitário, no entanto, a partir de 2010, estarei também na disciplina de redação publicitária. Não tenho muito da experiência prática, apesar de ter cursado letras também, mas sempre atuei como atendimento ou como gerente de mkt.
Gostei do seu blog e gostaria de saber se você poderia me ajudar em relação a disciplina, ando lendo livros do Carrascoza, mas não sei ao certo como dividir as aulas, em qual sequência abordar os temas, quais são os temas mais importantes de fato..., enfim, aguardo seus comentários. Pode enviar e-mail para o camila@gestaoemmarketing.com.br

3:59 PM  
Blogger Bruno said...

André.

Gostei do post, assim como do Blog de forma geral.

Estou engatinhando como redator, sempre fui um ávido leitor, entretanto, tomar adecisão de escrever sendo publicitário e acreditar no poder das palavras frente ao apelo imagético foi uma decisão da qual hoje me orgulho, porque tenho paixão e fé pelo o que faço.

Não é facil encontrar sites, blogs e informação de uma forma geral sobre o assunto, mas acredito que os seus posts serão de muita ajuda.

Obrigado.

8:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by the author.

8:23 PM  
Blogger Lorena said...

excelente, queremos fazer algo assim na agencia de marketing digital sp , ótimo conteúdo, bom mesmo, top!

10:52 AM  

Post a Comment

<< Home